3 de maio de 2007

maios do sul

A ~CC~ sugeriu onde ninguém lê que explicasse o que era isso dos maios do sul Não sei muito bem assim explicar de explicação Posso é inventar uma meia estória sobre isso Há uma parte que é verdadeira só que não sei qual

Um dia vim para sul e chegou maio Eu que vivia o maio vermelho do trabalhador e da luta contra o capitalismo ouvi Então vamos atacar o maio Como que quer saber se estou mobilizado para a luta E eu Claro Vamos lutar por uma vida melhor para todos Vamos atacar o capital E passava-me um filme na cabeça de uma grande manif a descer a avenida até ao governo civil bandeiras vermelhas e punhos no ar Nada disso Disseram-me A gente aqui começa logo de manhã a atacar o maio com uns copázios de medronho à porta dos vizinhos e depois vamos para o campo comer uma caracolada e para resmoer vamos a umas abarcas Ou simplesmente vamos por aí a ver os maios à porta das casas e nas varandas ou assim nos valados à beira da estrada E eu ainda a pensar em cantigas do maio de ver a minha amada nos campos de salir a encorajar-me para a luta E que os maios poderiam ser activistas com boinas à che e um olhar impreciso porque sempre posto no futuro Mas nada disso Depois explicaram-me os maios são bonecos em tamanho natural feitos com roupas de homem e de mulher e cheios com trapos ou palha ou papel e que frequentemente procuram ridicularizar algum facto ou pessoa mais ou menos conhecida Dizem que é uma coisa muito antiga que assenta numa tradição pagã das festas da primavera
Eu gosto de inventar e já tenho uma teoria muito simples Os maios são espantalhos Acabadas as sementeiras é preciso evitar que a passarada coma o grão e para isso colocam-se bonecos nos campos para afastar as aves Alguém fez um dia um boneco que fazia lembrar um governante qualquer ou um cacique local e sabe-se lá porquê esse foi o espantalho mais eficaz da safra A partir daí todos quiseram fazer bonecos parecidos com alguém que detestavam e apareceram assim o presidente da junta o salazar o sargento da gnr o padre o merceeiro que já não fia o morgado das terras que carrega nas rendas e assim
O boneco mais glosado este ano parece que foi o zé sócrates engenheiro e espanta pardais



foto daqui e há mais


Aqui o baeta também conta coisas algarvias e até mostra maios figurantes e bem comportados





Há uma outra tradição de maios e maias no norte de origem
celta e pode ficar para outra espantação Explicação Digo

(O google que não distingue maios de maiôs e fornece imagens de manequins brasileiras em fato de banho)



1 comentário:

CCF disse...

Um verdadeiro serviço público feito blogue! Gostei muito de saber mais...
~CC~