31 de maio de 2018

Um protocolo chamado desejo


Tenho duas pessoas à minha frente na caixa do supermercado. O jovem operador de cerca de 20 anos, cabelo muito aparadinho crescendo muito pouco para o alto da cabeça, vai debitando as frases mecanicamente, tem cartão Jumbo?vai desejar saco?e número de contribuinte na factura, vai desejar?... A certa altura, enquanto a cliente despachada metia as compras no saco, dedilha o telefone fixo uma primeira vez, desliga e depois uma segunda. Já um novo cliente está à sua frente e com a costumeira eficiência repete as frases no tempo certo sobre o cartão e os sacos seguido de um olá gata!... e depois de uma troca melosa de mimos com quem estava do outro lado da linha, pergunta, em simultâneo com os pipiis da leitura dos preços, se a Ritinha está aí ao teu lado... ok, passa-lhe!...Chegou o momento do cliente pagar, mas introduz mal o cartão ou carregou no botão errado e já estamos todos a perceber que a Ritinha é namorada ou está em vias disso. Por meio da apaixonada conversa que inclui horas de saída e onde vamos a seguir, vai dando instruções ao cliente, sem se esquecer de inquirir se vai desejar factura com número de contribuinte e a boa tarde de despedida e o obrigado pela preferência, tudo sem tirar o telefone do ouvido e intercalando os dois registos sem qualquer dificuldade. Atrás de mim, uma senhora suspira e invoca nossa senhora; trocámos um olhar solidário, mas não comentámos mais nada. Entretanto o rapaz já se tinha acertado para mais logo com a rapariga e mais um beijo et al. e tinha pousado o telefone. Sem olhar para mim diz boa tarde e o inevitável vai desejar saco?. Foi aqui que lhe respondi. Não vou precisar. Trago aqui um. De qualquer modo, acho difícil alguém ter desejos por um saco de plástico, mas pode ser… Desta vez olhou para mim e explicou sabe, nós temos de cumprir um protocolo… E continuou a passar as minhas poucas compras e o pagamento, enquanto eu revia mentalmente as referências ao desejo… Lembre-me das máquinas desejantes que poderemos ser de acordo com Guatari e Deleuse… Introduzo o cartão, faço o pagamento e enquanto meto as compras no saco, pergunto-lhe então e esse protocolo inclui namorar enquanto atende os clientes? O rapaz da caixa 26 abriu muito os olhos, sorriu e disse ah, isso não. Respondi-lhe: então, esse protocolo não presta! Ainda lhe vi o sorriso cair para amarelo e de imediato passar ao mecânico normal para a cliente seguinte. Boa tarde, tem cartão Jumbo? E vai desejar saco

1 comentário:

HFR disse...

É bom ter-te de volta...
Helder