27 de março de 2009

Tu e Ter (nura)

Vou namoralmoçar.

24 de março de 2009

Educação con-sensual

Retrato de JCN tirado aqui

Já uma vez alguém por aqui fez um exercício semelhante ao que Gregory Bateson praticava e chamava de Metalogos - diálogos fictícios que mantinha com a filha sobre as mais diversos assuntos que iam da religião à ciência dando a volta pelos quatro cantos da fantasia.

Hoje apetecia-me uma conversa assim:

- Pai, o João César das Neves escreve tanto sobre Educação Sexual . Deve ser um entendido. Ele teve Educação Sexual quando andou na escola?
- Claro.
- Mas só agora é que vai haver e parece que ainda nem todos se entendem sobre como vai ser...
- É verdade, há muitas dúvidas. Dantes não; estavam todos de acordo: os professores, o ministério, a igreja...
- Sim? Então podiam manter isso. Qual era o programa?
- O que é que achas?
- Não sei... Talvez falassem do que é ser rapaz e ser rapariga e como é que os rapazes vêem as raparigas e as raparigas os rapazes.
- Continua.
- Pois, não havendo uma disciplina de Educação Sexual, devia haver qualquer coisa. Um programa para as várias disciplinas. Havia?
- Sim, havia. Um programa muito simples.
- Ah. O que dizia?
- "bendito é o fruto do vosso ventre" e "não nos deixeis cair em tentação".
- Lindo! Era assim por metáforas, como a poesia...

18 de março de 2009

Uma verdadeira besta em África

Há quem o trate por sua santidade, mas este ser tenebroso de nome Ratzinger é apenas o chefe de um estado remanescente do antigo império romano. E, para quem ainda tenha dúvidas, acaba de demonstrar que é uma verdadeira besta. Escolheu África, o continente onde a contaminação pelo VIH/SIDA está imparável, onde as crianças nascem para morrer com SIDA, insistir na sua senda contra o uso do preservativo, não hesitando em recorrer à mentira e à negação da evidência científica. Esta besta apela à condenação à morte de milhões de pessoas. Mais que Hitler (de quem, dizem, que foi fã na juventude), muito pior que Bin Laden. Devia ser julgado por crimes contra a humanidade.
Eu juro que me esforço por entender donde vem tanta perfídea e crueldade que se diz em nome de um deus que titulam de bom e mesericordioso. Não sou crente, mas sou capaz de subscrever muitos dos valores ditos cristãos, em pé de igualdade com muitos crentes de quem sou amigo. Leio a bíblia e não encontro esse fundamentalismo. Encontro alegorias interessantes, mas também histórias delirantes e prescrições que poderiam ter sentido em tempos e que hoje, a serem tomadas à letra, seriam evidentemente ridículas e hilariantes.
Interrogo-me sobre a possibilidade (e a sanidade mental) de alguém falar em nome de deus e espanta-me como tanta gente acredita. Não sou seguramente um iluminado; não serei eu a estar completamente certo e os que acreditam uns mentecaptos. Há aqui um mistério, não divino, mas da própria humanidade. Esforço-me, repito, por entender este mistério desde que me conheço.
Há tempos, numa pesquisa sobre a posição da igreja católica relativamente à educação sexual fui ter à encíclica Humae Vitae (Paulo VI, 1968) onde se explicita genericamente uma espécie de legitimidade que, não sendo de natureza política, nem científica, nem jurídica se pretende afirmar superior a todas elas:
Nenhum fiel quererá negar que compete ao Magistério da Igreja interpretar também a lei moral natural. É incontestável, na verdade, como declararam muitas vezes os nossos predecessores,(1) que Jesus Cristo, ao comunicar a Pedro e aos Apóstolos a sua autoridade divina e ao enviá-los a ensinar a todos os povos os seus mandamentos, (2) os constituía guardas e intérpretes autênticos de toda a lei moral, ou seja, não só da lei evangélica, como também da natural, dado que ela é igualmente expressão da vontade divina e que a sua observância é do mesmo modo necessária para a salvação.
Ou seja: Jesus disse a Pedro e aos apóstolos que deus lhe teria dito que as leis religiosas e naturais somos nós que as fazemos. É mais ou menos isto que proclamam os chamados doutores da igreja e que ao longo dos tempos justificaram atrocidades em nome de deus.
Não sei que sentido isto fará para um crente. Para mim, alguém que me diga que recebe orientações de deus, que deus lhe disse isto ou aquilo, até prova em contrário, está a viver um estado psicótico e, muito provavelmente a necessitar de ajuda especializada.

Se é isto que se passa com Ratzinger, averbe-se como atenuante e oriente-se o homem para ajuda terapêutica. Mas estou absolutamente convencido de que estamos perante uma verdadeira besta.

Sei que este escrito pode chocar alguns crentes e seguidores do seu papa. É um problema que terão que resolver. O que eu digo dessa besta é merecidamente insultuoso, porém não condena ninguém à morte.
Aos que se sentem como eu revoltados sugiro que se atirem preservativos contra o clero, à semelhança dos sapatos contra o Bush.

16 de março de 2009

Tranquilidades

"Estou com a minha consciência tranquila."
Esta besta, ou "criatura de deus" para alguns, é o arcebispo de Olinda e Recife e dá pelo nome de José Cardoso Sobrinho. Há quem o trate por Dom antes do nome, mas não consigo encontrar outro epíteto de tão merecimento como besta.
Foi este representante do vaticano que decretou a excomunhão de todas as pessoas envolvidas no aborto a uma menina de 9 anos, violada pelo padrasto. Sobre o violador, nem uma palavra. Será certamente acolhido no "rebanho" (ou na manada, ou na vara, ou na récua, ou na cáfila, com todo o respeito pelos respectivos animais) e tomará os sacramentos a que tem direito. Se necessário for, ainda terá o conforto espiritual e psicológico bem como o perdão e a misericórdia divina.
Agora que já despejei a minha ira, vamos ao que interessa. A revista brasileira Veja foi entrevistar o senhor que não se cansa de repetir "Estou tranquilíssimo" e ao questioná-lo sobre o que acha do facto de tantas pessoas, muitas católicas, se revoltarem com a sua posição, o dito responde assim:
Em primeiro lugar, nós temos de colocar essa questão no âmbito religioso. Acreditamos em Deus? É sim ou é não. E eu suponho que a grande maioria das pessoas acredita. E acreditar em Deus significa aceitar que Deus é a origem de tudo e é também o nosso fim. Essa é uma verdade fundamental. É premissa importantíssima para dizer que a lei de Deus está acima de qualquer lei humana. E a lei de Deus não permite o aborto.
E seguem-se outras que me dispenso de transcrever, mas que são ilustrativas do modo de pensar da igreja. Das igrejas.
Ainda este fim de semana ouvia o Júlio Machado Vaz, na Antena 1, sobre a posição oficial da igreja católica face ao uso do preservativo como forma de cobater a propagação da SIDA em África e, sobre as diferentes posições dos representantes dessa mesma igreja no terreno. Dos mais pragmáticos (Desmond Tutu) que recomendam o uso do preservativo para salvar vidas, aos mais fundamentalistas, capazes de recorrer à mentira, à falsificação, à ameaça e ao terror, para impedir a adesão, já por si difícil, das populações ao uso do preservativo.
O José Cardoso Sobrinho pertence seguramente a esta espécie.
Umas bestas. Todas de consciência muito tranquila.

12 de março de 2009

Lost in translation

Não. Não vou falar do filme de Sofia Coppola que ainda há dias vi em DVD. Até porque a estória do filme passa-se no Japão e este argumento é made in China e confundir a China com o Japão é para os orientais uma indelicadeza tal que é capaz de deixar o naturais desses dois países com os olhos em bico. em bicos diferentes, obviamente.
O escrito aqui transcrito faz parte das indicações, instruções e alertas que acompanham um produto importado da China por alguém chamado Shun Xiang (que deve ser tão difícil de encontrar na China como José Silva em Portugal) que diz estar na Est. Nac. 10, Km 108.3 (a localização é bastante precisa - se não me engano é na recta de Pegões - mas não diz a que horas lá está), 2135 Porto Alto. Para quem estiver interessado também fornece o telefone 962369789.
Agora, meus caros amigos, lanço aqui um desafio. Assim uma espécie de concurso tipo quem quer ser um milionário rafeiro.
Quem for capaz de identificar o produto em causa, depois de ler isto, ganha um exemplar do produto.

Esteira do Aparamento
Eficaz proteger o anb da casa evite de causar
Aplicável ao fundo do furniture goste da tabela e da cadeira etc.

Illustrtions para aplicação
Repare o peda cadeira, tabela, dispositivos elétricos para proteger de encontro ao risco, repare-o na porta, no frame do window e na porta de armário para a finalidade do amortecedor.

Aplicação: Aplicável ao pé do furniture e de dispositivos elétricos tais como ware da cadeira, da tabela, do metal, do china ou do vidro, para evitar o risco da placa do assoalho ou a tabela surface. Also usada impedindo o deslizamento, a vibração, e trabalhar como um amortecedor.

Loja de Caution: Inflammable! Never na alta temperatura, mantem-na por favor corretamente após a desembalagem.

A- limpe a superfície onde esta esteira furará sobre
B- Descasque a esteira fora de seu papel da liberação
C- Fure a esteira na finalidade especial limpa de surface. For, fure mais para thickening

Colagem material EVA de Compositions: self-adhesive


Esta prosa não é nada fácil. Em tempos houve uns literatos que quase lá chegaram e o melhor que conseguiram foi prometer que um cadáver esquisito haveria de beber o vinho novo, mas isso já era gente com estudos e dominavam técnicas de escrita.
Hoje temos instrumentos de tradução automática capazes de produzir um elaborado dadaísmo. Para percebermos bem como funciona, façamos o percurso ao contrário. Pedimos primeiro para traduzir de português(?) para inglês a ver o que dá.

Wake of chipping Effectively protect the ANB of the house to avoid causing Apply to the bottom of furniture like the table and chair etc.. Illustrtions for application Note the peda chair, table, electrical devices to protect against the risk, note it in the door, the frame of the window and door of the closet for the purpose of the buffer. Application: Applicable to the foot of furniture and electrical devices such as ware of the chair, the table of metal, china or glass, to avoid the risk of the floor plate or the table surface. Also used to prevent slippage, vibration, and work as a buffer. Store Caution: Inflammable! Never in high temperature, please keep it properly after unpacking. A-clean the area where the mat on furará B-husking the mat out of his role in release C-drill in the wake of special purpose clean surface. For, drill for more thickening Bonding Compositions of EVA material: self-adhesive

Convenhamos que fica assim uma coisa sonsa. Praticamente realista.
Mas para sabermos exactamente do que se trata, traduzamos agora para chinês tradicional(!).

後切有效地保護ANB房子,以避免造成適用於底部的家具,如桌椅等。 Illustrtions的應用請注意環椅子,桌子,電氣設備,以防範風險,注意在門口,框架窗口和門衣櫃為緩衝區。 應用:適用於腳下的家具和電器設備,如瓷器的椅子上,桌上的金屬,我國或玻璃,以避免地板表板或表面。也被用來防止滑動,振動,和工作作為緩衝。 儲存注意事項:易燃!從未在高溫,請保持適當的後拆包。 一個清潔的地區,墊子上furará β - husking墊子了他的作用,釋放架C -演習之後,特殊用途清潔的表面。因為,演習更加增厚鍵組成的EVA材料:自粘

Agora sim. Quem souber chinês identificará facilmente do que se trata.
Os dois primeiros concorrentes a acertar, ganham cada um um exemplar.
Este concurso não foi autorizado por nenhum Governo Civil nem Militar e por isso não terá a rigorosa fiscalização da Santa Sé nem da PSP de Braga não será apresentado pelo Malato nem pelo Gouxa e garante-se já que ninguém ganha nada a não ser uma imagem do produto aqui postada.

10 de março de 2009

Mar somos, mais que marinheiros


Só o mar das outras terras é que é belo.
Aquele que nós vemos dá-nos sempre saudades daquele que não veremos nunca...
O marinheiro. F. Pessoa (*)

Sabes? Também eu um dia descobri que pelo Tejo se ia para o Mundo. Muito antes de descobrir este universo do Pessoa(s) já sonhava com este partir e ficar, esta divisão entre a aventura e a conformidade e uma eterna saudade do futuro. Um dia parti donde já tinha partido tantas vezes e fiz-me marinheiro, mas foram mais as vezes que fiquei em terra com medo das tempestades que dizem que há no mar do que aquelas em que verdadeiramente embarquei. E isso tornou-se hábito e rotina escrito nas cartas de marear e diários de bordo ficcionados. Muitas vezes me esqueci de mim, dos que me importam; esqueci-me da verdade, da justiça e até do amor...
Sabes? Há tempos comecei a recuperar a memória. Essa memória de mim. Voltei a achar belo o Tejo da minha aldeia, a forma como nos devolve a luz ao pôr do sol e o eco da passarada nos salgueiros...
Virá a maré e será boa a que escolher. Escuto as gaivotas.
Obrigado pelo abraço.
(*) A peça de teatro O Marinheiro vai estar de novo em cena dentro de dias em Loulé, pelo TAL (Teatro Análise de Loulé) numa encenação de José Teiga, velho companheiro de Laboratório

4 de março de 2009

Um lustro



O Contador de Gaivotas foi criado em 4 de Março de 2004, por Gregório Salvaterra que após um virtual trespasse deste espaço foi contar pinguins para a Patagónia.


Cinco anos é mais ou menos uma idade de cão para um blogue. O que vale é que não vive todos os dias.