13 de maio de 2009

Os meninos (escravos) da bola

Foto captada no que parece ser o site oficial da família Gonçalves

Acabei de ver na RTP1 uma reportagem perturbadora. Imagino que muita gente terá visto e entre eles, especialistas de saúde mental infantil, juristas, magistrados, membros das Comissões de Protecção de Crianças e Jovens e, no meu imaginar, amanhã alguma destas pessoas terá abordado estes pais no sentido de salvar estes gémeos de sete anos e, eventualmente, a mãe.
Há momentos impressionantes nesta reportagem, e dois que persistem a atormentar-me a memória. À pergunta sobre o que gostava de fazer para além do futebol, um dos miúdos procura aflito com o olhar no vazio, no chão, uma resposta que não tem. Ainda pede um bocadinho para pensar e, depois de um penoso silêncio acaba por dizer: jogar à baliza, fazer fintas, marcar cantos... O outro momento é o olhar da mãe no seu silêncio obediente. É um olhar inerte. Tanto pode revelar uma angústia recalcada todos os dias como a distracção de um pensamento fútil, do género se calhar devia ter escolhido outra roupa para aparecer na televisão... ou o meu cabelo estará bem?
Um pai que se traveste de mister e manda os filhos encher quando falham um lance ou perdem o domínio da bola, precisa, no mínimo, que alguém com autoridade lhe diga que o que está a fazer pode considerar-se como sevícias e maus tratos e negação do pleno desenvolvimento a que todas as crianças têm direito. O que se passa aqui não difere muito do trabalho infantil de Padre padrone (1977) num remake dos tempos modernos.
Há psicopatas que disfarçam melhor.





2 comentários:

CCF disse...

Não dar aos miúdos possibilidade de construir a sua identidade é tirar-lhes aos poucos o ar que respiram.
Beijo
~CC~

silva disse...

esse senhor que criou esse perfil devia se preocupar com os seus filhos,e deixar de se preocupar com coisas que lhe digam respeito ocupar se sim dos seus filhos e se nao tem coitado deus nem sequer lhe deu esse direito . e pena que nao haja mais pessoas como estas com esta coragem de mostrar a realidade do futebol . mas a vida e assim sem criticos o mundo parava. eos fustrados que nao sabem o que dizem acabavam.......... parabens para os pais que tem dois filhos lindos e no bom caminho para eles um abraco.benfiquista.....